sábado, 15 de março de 2014

ciências 1 bimestre- 2014



Por que a parafina da vela não queima?


Queima, sim. À primeira vista, parece que só o pavio pega fogo e que a cera de parafina apenas derrete. Mas tente incinerar um pavio solto. Ele será consumido em segundos. Quando ele está no meio da vela, isso não acontece justamente porque o combustível que alimenta a chama é a parafina (derivado do petróleo composto por elementos inflamáveis, chamados hidrocarbonetos). Quando você acende o pavio, a cera do topo da vela derrete e é absorvida por ele. A alta temperatura faz a parafina líquida virar vapor e é esse vapor que pega fogo. Com essa capa protetora ao seu redor, o pavio não queima tão rapidamente. Mas, se a própria cera é inflamável, por que sempre sobra parafina quando a vela acaba? Porque a cera contém hidrocarbonetos diferentes: uns mais inflamáveis, outros menos. "Como a temperatura da chama não é suficiente para queimar os menos voláteis, eles simplesmente derretem", diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-parafina-da-vela-nao-queima

COMENTÁRIO !!!

  "Como a temperatura da chama não é suficiente para queimar os menos voláteis, eles simplesmente derretem", diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP.
  Quando você liga a vela a parafina derrete e é absorvida pelo pavio, mas sempre sobra a parafina quando a vela acaba? É por que a cera possui hidrocarbonetos diferentes, mas oque é hidrocarbonetos? ''Um hidrocarboneto é um composto químico constituído apenas por átomos de carbono e de hidrogênio.'' 
  O motivo para o pavio não se queimar é porque a cera que evapora resfria o pavio, que está aberto, protegendo ele. A parafina pode se queimar sozinha ela é igual óleo de cozinha que você tem que esquentar muito para funcionar, digamos assim.  
  A parafina pode causar vários problemas para quem não é cuidadoso como nesse caso:  
 Manaus - A residência do casal Francilene Bastos de Sousa, de 37 anos, e Márcio Jorge Silva Ribeiro, de 38 anos, ficou destruída por conta de um incêndio acontecido no início da tarde desta sexta-feira (3), quando a uma das filhas do casal, de 12 anos, deixou uma vela cair sobre o colchão de um dos quartos. A casa estava sem fornecimento de energia na ocasião do acidente e a menina usava a vela para procurar uma roupa. Não houve feridos.
  Ainda bem que ninguém se ferio nessa, mas tem vérios outros casos que as pessoas se ferem como por exemplo: minha prima, que se ferio com a parafina da vela que estava em cima do armário e pegou fogo por sorte não morreu. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário