domingo, 6 de abril de 2014

ciências 2 bimestre (2014)


Se na LUA não há VENTO, como a bandeira americana ficou balançando? 

Existem pessoas que afirmam que o homem nunca foi à Lua e que todas as fotos e filmagens exibidas pelas várias missões espaciais foram forjadas pela NASA em um estúdio da Área 51 (famosa por outras teorias da conspiração, como o caso Roswell). Segundo estas pessoas, a NASA decidiu enganar o mundo inteiro quando descobriu que não poderia vencer os soviéticos na corrida espacial. Ainda mais grave: alguns dizem que a explosão que matou três astronautas em 1967 não foi um acidente, mas o assassinato dos homens que se recusavam a colaborar com a farsa.
O mito de que o homem não foi à Lua não é novo mas até hoje só encontrava eco em pessoas com pouca ou nenhuma formação acadêmica. Mas em 2001 algo novo aconteceu. No auge da popularidade do seriado "Arquivo X", o canal FOX exibiu o documentário "Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon?" ("Teoria da Conspiração: Nós fomos à Lua?", disponível na sua rede P2P favorita). Apresentado pelo ator Mitch Pileggi (o diretor assistente Skinner na série), o programa é um dos maiores exemplos de mau jornalismo que já se viu na TV. Ao exibir as evidências da suposta farsa sem permitir que os cientistas as esclarecessem (o programa é permeado por esparsos comentários de um representante da NASA mas tão vagos e fora de contexto que acabam funcionando a favor da conspiração) o programa não só deu credibilidade à conspiração da Lua como ainda endossou a idéia de que a NASA teria assassinado seus astronautas. Muito bom para um episódio de Mulder e Scully mas não para o mundo real.
Desde então, impulsionado pela popularidade da FOX e transmitido aos quatro cantos pela internet, o mito se alastrou. No Brasil, talvez alimentado por um forte sentimento anti-americano, o mito encontrou nestes tempos bicudos um terreno fértil para prosperar. Não há números oficiais mas é possível constatar em blogs e listas de discussão que é grande o número de jovens estudantes e até professores que duvidam - seriamente - que o homem pisou na Lua (o documentário da FOX afirma que 20% dos americanos duvidam que o homem foi à Lua mas, considerando-se a fonte, esta estatística deve ser encarada com suspeita).
Comentário !!
  Em 20 de julho de 1969 o homem pisou na Lua, mas muitos ainda não acreditam nisso. As vezes nem eu acredito, porém penso e vejo que é verdade eu acho que o homem pisou na lua sim. 
  A  URSS não apenas ouviu as transmissões de rádio vindas da Lua, mas também acompanhou o voo. Isso é uma da prova. 
  Certamente muito já se falou de como as fotos foram montadas, como não há estrelas nelas, mas  as pedras trazidas pelos astronautas do Projeto Apollo foram estudadas por muita gente, no mundo inteiro, provando que o homem foi na lua. 
 Os americanos foram mesmo à Lua, por mais que tentem nos convencer de que não é verdade. 
 Para quem não acredita estão ai algumas provas de que sim o homem foi a lua. 
  Eu sei vocês tem o direito de acreditarem no que quiserem, mas só estou dando a minha opinião de que sim eles realmente foram a lua. 

 








terça-feira, 1 de abril de 2014

cultura (2 bimestre) - 2014

Como são disputadas as lutas de grilos na China?



    640px-Chinese_crickets

    Essas disputas, comuns na China, acontecem nos mercados populares e viraram um negócio que envolve muito dinheiro. As lutas são verdadeiros eventos nos fins de semana, quando rolam os principais duelos. A briga é sempre entre machos, que se enfrentam do mesmo jeito com que disputam uma fêmea na natureza. O pior é que as lutas são proibidas por lei, mas a polícia passa pelos mercados fingindo que não vê o alvoroço - até parece o nosso jogo do bicho... A chinesada toda se reúne em volta de uma mesa, onde é montado o pequeno ringue. Enquanto os guerreiros se atacam, os apostadores enchem a mesa de dinheiro. Como a grana corre solta, os insetos acabam valorizados: os grandes campeões chegam a ser negociados por cerca de 2 mil reais - ou até mais, dependendo do potencial de gerar lucros para o dono. Por isso, caçadores e negociadores de grilos vivem muito bem com o ganha-pão. Só quem não fica muito feliz com essa história toda são os pobres grilos, é claro... :-(

Comentário!!!
  As lutas são geralmente no outono, a época de procriação, quando os bichos estão mais agressivos.Na cultura chinesa, os grilos fazem parte de uma paixão que vem da antiguidade e que ainda se mantém, é meio estranho, mas eles gostam,essa luta é sempre entre machos como se tivesse lutando por uma fêmea. 
  E uma infinidade de utensílios criados única e exclusivamente para o inseto, só para o inseto. 
  As brigas de grilos foram uma das primeiras práticas que os comunistas proibiram, mas lá a policia passa e finge que não viu nada como aqui no Rio de Janeiro. O verão é a estação em que os grilos aparecem. Então a luta ocorre em outubro. 


http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-sao-disputadas-as-lutas-de-grilos-na-china