domingo, 14 de setembro de 2014

ciências - 4 bimestre 2014

Cães vivos usados como cobaias na universidade

A situação, ilegal e que viola todos os diplomas que regulam os direitos dos animais, arrasta-se há vários anos, mas só agora foi denunciada ao JN por vários ex-estudantes e actuais veterinários que se mostraram indignados com o recente abate de sete cães no canil, cinco dos quais com processo de adopção em curso.
Os relatos são feitos na primeira pessoa, mas quase todos os autores pedem o anonimato por se tratar de um meio pequeno e da ligação que os une às instituições visadas. "No meu primeiro ano do curso foi utilizada uma cadela para a parte da prática da disciplina de Anestesiologia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, aquele animal foi anestesiado e acordado. Até que no último dia foi abatido", refere uma aluna. No segundo ano, o cenário piorou, com cães a serem "abertos para aprendermos como se retira órgãos, como o baço. Por ser demasiado cruel, não voltei às aulas".
Cesarianas em não grávidas
Situações confirmadas por uma ex-aluna do mesmo curso e que agora exerce numa clínica em Évora. "Cheguei a simular cesarianas em cadelas que não estavam grávidas e retirei órgãos, como o útero e os ovários". Tudo isto "em animais vivos e sem doenças".
Do Sabugal chega o depoimento de Ana Lúcia, a única veterinária que não teme represálias. Em Maio pagou 700 euros por uma formação em Ecografia na Universidade de Évora (UE), de onde saiu "absolutamente chocada". Recorda terem sido utilizados pelo menos três animais vivos e sem doenças nas aulas práticas e que no final eram eutanasiados. "Estavam cheios de pulgas e carraças. Alguns colegas até foram picados. Uma cliente minha queria adoptar uma cadelinha, mas não foi permitido. As ordens eram expressas, qualquer cão que entrasse no Hospital Veterinário era para ser abatido.  Não podia salvar todos, mas ao menos uma poderia ter sobrevivido", recorda.
Comentário!!!

Com certeza é uma grande barbaridade que se pratica com animais fazendo-os de cobaia  e obrigando-os a passar por sofrimentos terríveis é até mesmo a morte. E tudo por pura ambição humana, pois existe outras formas de se fazer testes em laboratórios que não seja através dos animais, só que esses testes saem mais caros do que através de cobaias e por isso os animais são sacrificados. Atualmente, com a modernidade e o avanço da tecnologia, muitos testes podem ser feitos através de computador, tubos de ensaio etc, principalmente de produtos da área de cosméticos. O shapoo, por exemplo, é testado nos olhos dos coelhos chegando a segá-los, quando, sem falar da dor que eles sentem durante uma semana . E tem outras crueldades piores cometidas aos animais.  A comida é empurrada de goela abaixo de meia em meia hora, nos pobres coitados chegando a ferir suas gargantas e eles ficam em lugares reduzidos para não se movimentarem muito e assim só fazem engordar. Depois são mortos e seus fígados se transformam num saborosíssimo pate.  Vocês sabiam que existe um tipo de experimento que obrigam os animais a inalar fumaça e se embriagar para que depois sejam mortos. Existe o teste de colisão em que os animais são lançados contra paredes de concreto. Enfim . . . . é uma verdadeira crueldade. Eu entendo que isto tudo é para melhorar os produtos dos sereres  humanos, mas existe muitas outras formas de se fazerem esses teste e só não são feitos porque são mais caros. Só que esquecem que animais também tem sentimentos, e não podemos maltratados só porque são seres que não falam e são um pouco diferentes.  Acho  que se Deus criou os animais, não foi para que o ser humano fizesse essas barbaridades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário